domingo, 20 de maio de 2012

Ensimesmar

Há muito que estou para escrever esse texto, mas a falta de tempo não me permitia, assim que decidi dormir um pouco mesmo e escreve-lo, assim espero que quem o leia desfrute. 


Quem nunca na vida se pegou parada no tempo, como se não estivesse nada acontecendo ao seu redor? É isso mesmo! Não estou louca, parada no tempo essa é a verdadeira expressão. Bom não sei se isso costuma passar com os demais, mas comigo passa sempre.

Por mais que isso me aconteça de forma muito rápida, durante alguns minutos, tenho passado ultimamente por alguns dias introspectivos, dias nos quais tenho estados ensimesmando-me.
Muitas vezes estou eu, parada com os olhos fixos, olhando em direção ao nada. Com olhos perdidos em meio a  tudo que passa ao meu redor, olhos sem vida para aqueles que veem com certo temor a minha reação, como se estivesse vendo uma pessoa louca, que se desligou do mundo, e está vivendo um universo paralelo.

É exatamente isso, estou em um mundo paralelo, meu mundo de memórias, lembranças, de pensamentos puros, e impróprios, mas não me importo pois, é meu mundo onde nada é proibido, é um mundo inteligível, onde tudo é possível.
Isso é o que com frequência chamo de ensimesmar, perde-se em si mesmo, em ilusões, cores, explosões de sentimentos, e sensações. É o prazer momentâneo de estar consigo, de não ter mais ninguém que possa te importunar, que venha lhe dizer o que fazer ou não, se isto é possível ou não.
Ensimesmar-se é ouvir o nada, ouvir o som do vento, dos seus pensamentos, e ao mesmo tempo, ouvir musicas que só exitem em sua mente, a melodia das imagens que passam em seus olhos, de uma forma lenta, e agradável. 
Nesse curto espaço de tempo, que não dura mais que alguns minutos, pois sempre tem alguém que te chama no melhor dos pensamentos, e lhe traz a tona a realidade, você sorri, faz expressões de alegria ou de tristeza, balança a cabeça afirmando ou negando as coisas, movimenta as mãos, como se estivesse falando com uma pessoa a sua frente, quando tudo não passa de uma breve conversa com um eu lirico interior, um eu que só você conhece existir.
Ensimesmar-se é olhar em um espelho, o qual ninguém mais pode olhar, talvez seja o que alguns chamam de espelho da alma, é ver o reflexo de seu interior, um reflexo que só interessa a você, onde você vê uma imensidão de coisas, um vazio tão cheio de tudo, tão complexo, e ao mesmo tempo tão simples.
Nesse intervalo de distração, de um breve piscar de pestanas, eu me perco em uma solidão eterna, uma solidão agradável, na qual não me faz falta a presença de alguém para conversar, ou a noção de tempo e espaço,ou a ideia de que existe um mundo afora.
Nesse breve momento, que sempre ocorre quando estou na rua andando distraída, ou estou no meio de um livro, ou em casa sozinha, ou quando estou realizando uma atividade rotineira. Alguma coisa, uma imagem, uma palavra, uma ação, dispara esse mecanismo de reação onde por um breve momento meu inconsciente deixa escapar algo em direção ao eu consciente. Pronto já esta feito, lá se vão alguns minutos de minha vida  alienados do mundo externo, mas que me fazem tão bem, que me relaxam, me aliviam o peso do mundo real, e que fazem passar por pessoa distraída.
Sabe as únicas coisas ruins desses momentos é quando estou na rua e começo a rir sozinha do nada, é quando me pego falando sozinha em meio ao um monte de pessoas, quando estou no meio de uma conversa na qual eu já me perdi, uma pessoa me faz uma pergunta e tenho que pedir que repita tudo outra vez, e acho que o pior de tudo é que ensimesmar-me não dura o quanto eu queria para poder completar meus pensamentos.
Apesar de tudo isso continuo a ensimesmar-me, a me perder, a me alienar, pois esses são meus momentos de fuga, que me trazem a tona algumas coisas que verdadeiramente me fazem bem, que me fazem perceber que o mundo não é só essa casca que vemos por fora que exite um mundo grande e cheio de possibilidades dentro de mim. E garanto que existe um dentro de você, basta que você tire um momento para si, e se desligue de tudo ao seu redor, basta que você realize a ação de ensimesmar-se.








Nenhum comentário:

Postar um comentário