segunda-feira, 14 de maio de 2012

Escolhas. O mesmo que livre arbítrio.

Se, eu pudesse voltar no tempo!
Se, eu pudesse mudar algumas coisas no passado, quem sabe as coisas agora pudessem ser diferentes.
Mas sei bem que isso não é possível, assim que me cabe aceitar as coisas como elas estão, e fazer com elas voltem ao caminho que planejei, fazendo novas escolhas. Não digo essas coisas porque me arrependo do que fiz, muito pelo contrário, não me arrependo de nada do que tenha feito nessa vida. Comento isso porque hoje, depois de muito tempo sem escrever, estava pesando que algumas coisas seriam muito diferentes, se não tivesse tomado as decisões que tomei. Acredito que a minha escolhas, atitudes, e decisões foram as mais certas naquele momento.
Mas... Se pudesse ver o resultado de algumas delas, onde algumas delas me levariam, talvez eu pudesse tomar as mesmas decisões, mas leva-las a um caminho final diferente. Isso se chama livre arbítrio, capacidade de tomar as decisões sozinho, mesmo que elas te levem a grandes problemas ao final. Ou seja, você não esta determinado a fazer aquilo que lhe foi traçado, pois no meio do caminho você pode mudar de ideia, e fazer as coisas totalmente diferentes daquilo que estava planejado.
Assim, se eu tivesse usado mais desse meu livre arbítrio, talvez fosse uma pessoa diferente, não tão condicionada aos demais, talvez fosse uma pessoa que não dependesse tanto da aprovação dos outros. Sei lá, talvez tudo isso, não passe apenas de uma divagação sem resultado algum. E assim eu fosse a mesma pessoa que sou agora.
Mas mesmo assim, se eu tivesse tomado algumas decisões diferentes, eu não estaria aqui onde estou, em Buenos Aires passando as coisas que tenho passado, as dificuldades que tenho vivido, e algumas delas sem ter porque, pois quando paro e penso, vejo que passo elas por escolha minha, que estou aqui porque decidi vir sem a total aprovação de minha mãe que sabia que tudo isso iria acontecer, e que tentando me proteger me avisou, e foi contra a minha vinda para cá.
Mas agora é tarde. Eu muito teimosa, e com a minha imensa mania de estar sempre certa, que tudo o que penso e quero, por mais complicado e inatingível que seja, sempre acho que eu vou ter, e conseguir me levou aonde estou. O que posso fazer? Se sou uma pessoa de grandes sonhos, de grandes ambições. São esses meus sonhos, essas minhas ambições, minha mania de grandeza que me faz querer sempre mais, que me faz lutar a cada dia, é o que move a minha vida. É a minha força pra levantar da cama de manhã, ir para a faculdade, estudar, e manter essa minha rotina a cada dia com o objetivo de atingir meus ideais.
O que posso fazer, se prefiro as vezes arriscar em algo que não sei se vai dar certo, se prefiro fazer a escolha, que não sei se vai realmente, me levar ao lugar que planejei, se decido fazer aquilo que tenho vontade, simplesmente para satisfazer uma desejo, ou para simplesmente obter a certeza de que estava errada, de que o que os outros me disseram era o verdadeiro, o certo a se fazer. Prefiro arriscar, levar uma rasteira da vida, ser cabeça dura, e depois arcar com as consequências, é assim que se aprende.
Mas mesmo assim, se eu tivesse o poder de ver o futuro, evitaria de algum modo tomar tantos nãos, de quebrar tanto a cara, não sofrer por antecedência, de não criar tantas expectativas em cima de coisa, que não valem a pena ao final, de coisas que não vou alcançar nunca. Talvez ate evitasse começar algumas coisa, como tantas que comecei e larguei, pois percebi que não me davam o prazer que esperava, que o resultado final não foi o que idealizei.
Isso me pouparia tempo, me pouparia dinheiro, e menos estresse, me daria mais minutos de vida, pois a cada vez que me irrito meu coração bate mais, milhões de reações químicas acontecem em meu corpo, que me matam  mais rápido.
E ao final de tudo até pode parecer que estou arrependida das minhas escolhas. Mas não estou, pois sei que são com os erros, com as decisões erradas tomadas, com as surras da vida que se aprende o que é certo, o que se deve fazer em situações, nas quais ates não se sabia o que fazer. Que nem todo mundo faz só aquilo que gosta, ou que lhe dá prazer. E que nem sempre tudo aquilo que se sonhou, ou que se quis ter você terá. Pois nem todos os sonhos, desejos, vontades se realizam nessa vida, algumas dessas vontades ficam, para que se tenha gana de viver, de lutar a cada dia, para não se morrer de desilusão, de falta de sonhos, de ter o que lhe move a cada dia para caminhar para frente, sem ficar preso ao passado ou lamentando as escolhas feitas.
Sendo assim eu sigo em frente, sem me arrepender do passado, das escolhas feitas, sofrendo as consequências de cada uma delas, mas sabendo que não há mal nem dor que perdure para sempre.
E que de um modo ou de outro, ao final vou chegar em alguns dos meu objetivos, mesmo que tenha que fazer alguns caminhos tortuosos para prender, algumas lições fundamentais para essa vida.

2 comentários:

  1. Haha tem um ditado popular muito sábio que diz que "no final, tudo acaba bem"... então talvez não esteja no final ainda, e talvez você esteja no longo começo ou no longo meio... acredito que esteja certa sobre livre arbítrio... te acho muito guerreira, é muita coragem ir sozinha pra aí. Continue correndo atras dos seus sonhos. E não se esqueça disso, no final, tudo vai acabar bem. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Fabio acredito nisso também que no final, tudo acaba bem. Entretanto esse meio,ou esse inicio andam muitos longos. Tenho passado por algumas coisas que andam me matando aos poucos mas, como disse arco com as consequências de minhas escolhas. Assim que não posso reclamar. Mas, não sei se sou tão guerreira assim, tenho lutado pelas meus sonhos, e no final acho que sou um pouco teimosa,e louca de ter me metido aqui do modo que foi. Mas agora não tem volta, a coisa e andar pra frente, e chagar no objetivo.
      E fiquei muito feliz por você ter lido o que escrevi, e por ter comentado. Faça sempre assim ficarei muito feliz. Bjusss

      Excluir